Pintora oliveirense selecionada entre 800 artistas para expor em Londres0 Comentários

Por azemeis.com
Notícia submetida em 31 Mar 2016 às 1:33
Elisabeth Leite expõe em Londres no âmbito do projeto PortugArt

Elisabeth Leite expõe em Londres no âmbito do projeto PortugArt

A pintora Elisabeth Leite, de Oliveira de Azeméis, tem obras expostas na cidade de Londres, Inglaterra, no âmbito do projeto PortugArt, uma iniciativa lançada o ano passado sob a designação Portugal Now.

A oliveirense integra a lista dos 20 finalistas selecionados de um total de 800 artistas que concorreram a uma competição destinada a criadores portugueses residentes em Portugal, ou que se encontrem emigrados, bem como a estrangeiros a residirem no país.

A jovem pintora, a residir na freguesia de S. Martinho da Gândara, vê reconhecido o seu valor e percurso artístico com a oportunidade única de mostrar a sua pintura na capital londrina até 15 de Abril.

A iniciativa criada por Mara Alves, artista radicada em Londres, destina-se a artistas emergentes ou de percurso já formado.

Terminada a exposição em Londres, as obras dos 20 artistas regressarão a Portugal para ficarem expostas. Em 2017 Elisabeth Leite terá nova oportunidade de divulgar os seus trabalhos, desta vez no Brasil uma vez que o seu nome voltará a integrar a exposição PortugArt que irá estar patente naquele país.

A fundadora do projeto, Mara Alves, quer repetir a iniciativa que poderá vir a ser de periodicidade bienal.

Nascida na Venezuela em 1982, Elisabeth Leite vive e trabalha em Oliveira de Azeméis. Desde 2004 que expõe individual e coletivamente.

Nos últimos anos participou em exposições coletivas em várias cidades portuguesas, destacando-se a Bienal de Cerveira e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Aveiro.

Também expôs com outros artistas em Espanha, especialmente na Feira de Arte de Madrid em 2008 e no ano seguinte. Entre outros lugares expôs individualmente em Aveiro, São João da Madeira, Lisboa, Porto, Santa Maria da Feira, Figueira da Foz, Guarda e Coimbra.

Elisabeth Leite ganhou, em 2006, o primeiro prémio Aveiro Jovem Criador e menções honrosas em 2005, 2007 e 2012. Venceu também o prémio “Mondego 2008” e foi distinguida com uma menção honrosa na Bienal de Pintura de Penafiel.

A pintora está representada em vários espaços, em particular nas galerias São Mamede (Lisboa e Porto) Mário Sacramento, em Aveiro, e Rastro (Figueira da Foz).

Concluiu, em 2005, a licenciatura em pintura na ARCA EUAC/Escola Universitária das Artes de Coimbra tendo frequentado em 2006 o mestrado em Comunicação Estética e concluído a pós-graduação com 17 valores.

É professora de Artes Visuais, desenvolvendo a atividade docente desde 2006.

Quadro de Elisabeth Leite, pintora oliveirense que tem a sua obra exposta na cidade de Londres até 15 de Abril

Um dos quadros de Elisabeth Leite que estará em exposição na cidade de Londres até 15 de Abril

Ler também