Até este domingo pode ficar a conhecer a Rota da Filigrana de Gondomar0 Comentários

Por azemeis.com
Notícia submetida em 03 Nov 2016 às 9:21

A Loja Interativa de Turismo de Oliveira de Azeméis acolhe até este domingo a Rota da Filigrana, um projeto turístico da Câmara Municipal de Gondomar destinado a divulgar uma atividade que, ao longo dos tempos, projetou aquele concelho do norte do país como a «capital da ourivesaria”.

IMG_1419

Segundo Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, “a exposição pretende divulgar a filigrana, um produto artesanal que se destaca na produção dos ourives existentes no concelho”.

A Rota da Filigrana pretende “alavancar o que temos de bom, o Douro e o ouro”, assegurou Marco Martins, referindo que hoje, depois de um recuo na última década, está a existir novamente “um acréscimo significativo na procura” deste tipo de produto artesanal.

A ourivesaria é o setor da indústria que tem levado o nome de Gondomar a vários cantos do mundo, destacando-se a filigrana com peças artesanais a integraram, por exemplo, objetos como sandálias, relógios ou jóias.

O autarca Gondomar, que se deslocou a Oliveira de Azeméis para visitar a exposição, disse “estar em curso a certificação da filigrana” e destacou a importância da Casa Branca de Gramido onde está instalado o Welcome Center da Rota da Filigrana, um espaço onde é possível agendar visitas às oficinas tradicionais e conhecer a história desta indústria através de uma exposição integrando o espólio municipal de ourivesaria.

A Rota da Filigrana integra seis oficinas artísticas estando vocacionada essencialmente para os turistas que visitam o concelho.

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, salientou a satisfação por receber e mostrar as potencialidades do município gondomarense, em particular a filigrana.

O autarca destacou a “coincidência” da filigrana e do município de Oliveira de Azeméis assumirem o coração como principal “imagem de marca”.

O setor da ourivesaria em Gondomar representa cerca de 60% da produção nacional sendo que cinco das oito maiores empresas portuguesas de joalharia e ourivesaria são gondomarenses.

A presença de Gondomar na Loja Interativa de Turismo de Oliveira de Azeméis insere-se no programa “Conhecer o Norte”, uma iniciativa que procura divulgar os fatores distintivos dos municípios que integram a Área Metropolitana do Porto.

Ler também